O melhor do teatro está aqui

HANNA - BANNER-MORENTEFORTE-3033X375-

“Juego de Niños” provoca o público a refletir sobre sagrado direito à infância

Sinopse

Com dramaturgia de Newton Moreno, espetáculo que estreia no Itaú Cultural dá vazão à sensibilidade e indignação frente às desmedidas e violências nas fronteiras bélicas deste mundo

Por Redação Canal Teatro MF (publicada em 30 de outubro de 2025)

Newton Moreno é um dos mais antenados dramaturgos brasileiros. A peça O Ninho, Um Recado da Raiz (2024) nasceu como uma resposta à nova ascensão da extrema direita ultraconservadora e dos pensamentos fascista e neonazista no Brasil e no mundo. Já ORioLEAR (2025) revisita Shakespeare para investigar as heranças da ditadura em nossa sociedade.

Juego de Niños, que estreia nesta quinta-feira, 30, no Itaú Cultural, acompanha três crianças latinas mandadas por agentes de migração para um campo de detenção, depois de serem retiradas de suas famílias. A trama se passa dentro de uma jaula, em um campo de detenção, onde os personagens México e Nicarágua, respectivamente um menino de 8 anos e outro de 13, ao lado da menina Honduras, de 11 anos, se agarram uns aos outros para suportar a espera do reencontro com a família.

“Este projeto dá vazão à nossa sensibilidade e indignação frente às desmedidas e violências nas fronteiras bélicas deste mundo”, afirma Moreno. Com direção de Bernardo Bibancos, que é assistido por Lu Grimaldi, o espetáculo traz os personagens envoltos em mantas térmicas para suportar o frio extremo. Com isso, tentam resgatar fragmentos de sua infância por meio de brincadeiras como pião, amarelinha e boneca.

Cada um carrega sua história de perda, medo e esperança: México esqueceu o nome do pai e aguarda ansiosamente o dia prometido para reencontrá-lo; Honduras enfrenta a primeira menstruação e acredita que, na verdade, está morrendo de saudade; Nicarágua teme não ser mais reconhecido pelos pais após anos de separação.

Luiz Guilherme, Vera Mancini e Genézio de Barros em Juego de Niños. Foto Renato Domingos

Para levar ao palco a linguagem lírica e cenas de forte carga emocional, o espetáculo reúne os atores Genézio de Barros, Vera Mancini e Luiz Guilherme, nomes fundamentais da dramaturgia brasileira – todos na casa dos 70 anos –, para dar vida aos personagens. Embora o espetáculo celebre a força das crianças para reinventar o mundo com a imaginação, a proposta é provocar o público a refletir sobre justiça, fronteiras, famílias, pertencimento e o sagrado direito à infância.

Bibancos complementa: “duas circunstâncias convivem em Juego de Niños. Uma de foro íntimo, que é um prazer inenarrável de ter a possibilidade de encenar um grande texto, com esses atores extraordinários. Outra, ainda mais fundamental, é de ordem coletiva pois tratamos de uma tragédia humanitária cujas consequências e desenlaces ainda ecoam nas nossas consciências”.

Serviço

Juego de Niños

Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149

Quinta-feira a sábados, 20h. Domingos e feriados, 19h.

Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir da terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br

Até 16 de novembro (estreia 30 de outubro)

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]