Em cartaz no Teatro Claro Mais SP, espetáculo ressalta os altos e baixos do cantor cuja voz grave era carregada de emoção
Por Ubiratan Brasil (publicada em 23 de outubro de 2025)
A figura era fácil de identificar: moreno, grandalhão, barriga proeminente e, principalmente, um vozeirão de fazer inveja. Por tudo isso, Sebastião Rodrigues Maia (1942-1998), ou Tim Maia, é lembrado por uma obra que ainda se perpetua no imaginário popular e em ações culturais. É o que pretende mostrar o espetáculo Tim Maia – Vale Tudo, em cartaz no Teatro Claro Mais SP.
Nascido na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Tim Maia sempre foi uma figura extremada, exposta, exacerbada. “Sua musicalidade, genialidade, sua história e sua força seguem vivíssimas entre nós”, afirma o produtor Carmelo Maia, filho do cantor. Seu pai destacou-se pelo pioneirismo ao trazer para a MPB o estilo soul de cantar, ressaltado pela voz grave e carregada de emoção. Sua carreira no Brasil fortaleceu-se a partir de 1969, quando gravou um compacto simples pela Fermata com These Are the Songs (regravada no ano seguinte por Elis Regina em dueto com ele e incluída no álbum Em Pleno Verão, de Elis) e What Do You Want to Bet.

Para o papel principal foi escolhido Thór Junior. Ele enfrenta bem a missão de não ser comparado a Tiago Abravanel, que viveu Tim na primeira produção da peça, em 2012, quando se revelou um furacão em cena, ascendendo definitivamente para o primeiro time dos intérpretes de musicais no Brasil.
Com roteiro de Nelson Motta e baseado no livro Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia, o espetáculo percorre a trajetória do músico desde a juventude no Rio de Janeiro, à temporada nos Estados Unidos onde entregava pizza, às amizades com artistas do calibre de Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Elis Regina, Jorge Ben etc, até a consagração como um dos maiores nomes da música brasileira.

O repertório traz canções que foram consagradas por Maia como Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar), Azul da Cor do Mar, Vale Tudo, Gostava Tanto de Você, Acenda o Farol e tantos outros hits. A direção musical é de Carlos Bauzys e Diego Salles, enquanto a direção geral é assinada por Pedro Brício. Maia deixou 205 obras musicais e 698 gravações, cujo sucesso atribuía a músicas dançantes, que ele chamava de “esquenta-suvaco”, e a clássicos românticos atemporais, apelidados por ele de “mela-cueca”. Foi também compositor, maestro, produtor musical e instrumentista.
Serviço
Tim Maia – Vale Tudo
Teatro Claro Mais SP. Shopping Vila Olímpia – R. Olimpíadas, 360
Quinta e sexta-feira, 20h. Sábado, 16h e 20h. Domingo, 15h e 19h. R$ 22,50 / R$ 350
Até 21 de dezembro (estreou 16 de outubro)
