Espetáculo em cartaz no Centro Cultural São Paulo mostra a construção da sólida (e produtiva) amizade entre Mário de Andrade e Fernando Sabino
Por Ubiratan Brasil (publicada em 14 de outubro de 2025)
Conhecido pelo fôlego incansável em trocar correspondência com outros artistas, o escritor Mário de Andrade estava com 48 anos quando iniciou, em 1942, uma produtiva troca de cartas com um jovem mineiro, Fernando Sabino, então com 18 anos. A troca de confissões durou apenas três anos, mas foi suficiente para determinar o rumo dos dois autores. É o que mostra a peça Cartas a um Jovem Escritor, em cartaz no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista.
Em cena, os atores Rodrigo Mercadante, Caio Horowicz e Fábio Neppo dão vida aos personagens Andrade, Sabino e ao carteiro, figura central da narrativa que detalha a construção de uma amizade alimentada à base de admiração e generosidade. A correspondência foi iniciada por Sabino ao revelar sua ousadia por enviar seu livro de estreia, Os Grilos Não Cantam Mais, a Andrade, figura central da literatura brasileira, um dos maiores nomes da Semana de Arte Moderna de 1922.
Generoso, Andrade enviou-lhe uma extensa resposta, recheada de conselhos – a começar pelo nome que o jovem deveria utilizar na função. “Se você quiser continuar sendo escritor, antes de mais nada tem de encurtar o nome. Tavares Sabino, Fernando Tavares, Fernando Sabino. O que é impossível é Fernando Tavares Sabino”, escreveu o autor de Macunaíma.

Com direção e dramaturgia de Paulo Williams, coordenação geral de Bernardo Sabino (filho de Fernando), e trilha sonora original assinada por Wagner Tiso, o espetáculo mostra como Sabino confiava ao veterano interlocutor suas angústias literárias, dúvidas sobre estilo, sucesso, vocação e os dilemas entre arte e sobrevivência. Em resposta, Mário lhe escrevia com paciência quase apostólica, orientando-o com profundidade, carinho e rigor intelectual.
A diferença de idade – trinta anos – permitiu que se estabelecesse logo um discussão tanto sobre questões artísticas como individuais, que só foi interrompida com a morte de Mário de Andrade, em 1945.
Serviço
Cartas a um Jovem Escritor
Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000
Quarta a sábado, 20h. Domingo, 17h e 19h. Entrada Gratuita – Retirada de ingressos na bilheteria com 1 hora de antecedência
Até 19 de outubro (estreou 8 de outubro)
