O melhor do teatro está aqui

Peça de Leilah Assumpção investiga a terceira idade

Sinopse

Em “Mergulho no Mistério Dela”, as atrizes Kate Hansen e Nicole Puzzi interpretam duas mulheres que vivem juntas no mesmo apartamento e experienciam o alvorecer da velhice

Por Ubiratan Brasil

Há 55 anos a dramaturga Leilah Assumpção constrói uma carreira que busca delinear os diversos perfis da mulher moderna. A peça Fala Baixo Senão Eu Grito, que marcou sua estreia no palco em 1969 e com exuberante presença cênica de Marília Pêra, revelou o que seria a principal marca de sua escrita: personagens femininas densas em busca do autoconhecimento e da liberdade. Não menos inesquecível foi a atuação de Irene Ravache em Roda Cor de Roda (1975), que deu novo rumo para sua carreira. São duas peças em que o comportamento da mulher surpreende.

Intimidade Indecente (2001) traz a avaliação da vida de um casal, do começo do casamento à morte, sempre encarando a vida sem máscaras. A investigação continua com Mergulho no Mistério Dela, em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso. As atrizes Kate Hansen e Nicole Puzzi interpretam duas mulheres que vivem juntas no mesmo apartamento e experienciam, em termos modernos, o alvorecer da terceira idade.

Kate Hansen e Nicole Puzzi em Mergulho no Mistério Dela. Foto Lenise Pinheiro e Gal Oppido

O diálogo transcorrido entre Maiara (Nicole Puzzi), uma ex-atriz, e Cibele (Kate Hansen), filósofa aposentada, nos conduz a múltiplas dimensões temporais pela chave das entrelinhas: enquanto esperam pelo parto da primeira neta de Maiara e conversam sobre casamentos, cuidados com a saúde, plástica, solidão, sexo, dentre outros assuntos cotidianos, são abertas fendas pelas quais avistamos tempos longínquos capazes de trazer à tona experiências e ambivalências de uma relação feminina construída por intermédio da partilha de muitas paixões.

Durante a peça, o espectador consegue invadir o passado enlaçado pela intimidade de duas amigas de longa data que afastam percepção do público de quaisquer obviedades e é convidado a transgredir os limites da convenção.

Kate Hansen e Nicole Puzzi em outra cena de Mergulho no Mistério Dela. Foto Lenise Pinheiro e Gal Oppido

Apesar de em momentos a linguagem soar poética, Leilah criou diálogos duros, secos, para seus personagens. Com isso, consegue mais um excitante jogo entre prazer e poder.

“As personagens da Leilah têm muito a ver com o momento atual dela. Ela é muito perspicaz e dialoga muito bem com a classe média paulistana”, diz o diretor da montagem, Marcelo Drummond. “Quis resgatar duas atrizes esquecidas, trazê-las de volta aos holofotes. A Kate foi estrela da TV Tupi e trabalhou no Teatro Oficina, com o Zé Celso. Já Nicole foi um dos grandes nomes do cinema nacional dos anos 1970, tendo participado de diversos filmes à época.”

Kate Hansen e Nicole Puzzi em Mergulho no Mistério Dela. Foto Lenise Pinheiro e Gal Oppido

Ao figurar, em perspectiva moderna, o convívio entre Cibele e Maiara, a obra expande o leque da representação feminina na dramaturgia brasileira na medida em que abre espaço para a fala liberada de mulheres vivenciando o entardecer da idade.

Serviço

Mergulho no Mistério Dela

Teatro Sérgio Cardoso. Rua Rui Barbosa, 153

Segunda a quinta-feira, 18h30. R$ 60

Até 31 de outubro (estreou em 14 de outubro)

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]