O melhor do teatro está aqui

Musical celebra Martinho da Vila e o samba brasileiro; veja vídeo

Sinopse

“Martinho, Coração de Rei – O Musical”, em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso, passeia pela vida e obra de um dos maiores artistas da música do Brasil

Por Ubiratan Brasil

O produtor Jô Santana vem desenvolvendo um importante trabalho ao trazer para o palco a trajetória de importantes nomes do samba como Cartola, Dona Ivone Lara e Alcione. Agora, outro importante nome vem se juntar ao trio: Martinho da Vila. Ele inspira Martinho, Coração de Rei – O Musical, em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

Trata-se de um espetáculo para fãs de música, especialmente de samba. Também para os estudiosos da influência da cultura africana na brasileira. Isso porque a dramaturgia é assinada por Helena Theodoro, historiadora que uniu sua pesquisa sobre o continente africano à sua biografia Martinho da Vila: Reflexos no Espelho, a fim de celebrar a força da ancestralidade e a riqueza da cultura negra.

Cena de Martinho Coração de Rei – O Musical Foto Joaquim Araújo

Com direção de Miguel Falabella e figurinos de Claudio Tovar, o espetáculo é um misto de homenagem à ancestralidade com a trajetória de Martinho, nascido Martinho José Ferreira em Duas Barras, interior do Rio de Janeiro, em 1938. Trabalhou como  auxiliar de químico industrial, serviu o Exército como sargento até descobrir seu talento musical. Ganhou a alcunha depois de ser um dos principais apoiadores da escola de samba Unidos de Vila Isabel.

Ciente de que o samba tradicional é um retrato da sociedade e de seus criadores, o espetáculo mostra tanto a evolução de Martinho como cantor e compositor ao mesmo tempo que o espectador tem um retrato do samba carioca, com canções influenciadas pelos terreiros e rodas onde elas nascem. Como fez no musical inspirado em Alcione, Marrom, o Musical, que também dirigiu, Falabella não escolheu apenas um ator para interpretar Martinho, mas quatro, todos com idades distintas para destacar as várias fases do cantor.

Cena de Martinho Coração de Rei – O Musical. Foto Joaquim Araújo

E o experiente Alan Rocha impressiona não apenas pela proximidade vocal, mas também pelos trejeitos de Martinho. Se fechar os olhos, o espectador tem a certeza de que está diante do autor de sucessos como Casa de Bamba, Canta Canta, Minha Gente, Quem é do Mar Não Enjoa e Pra Que Dinheiro.

Outro destaque é a participação de Dante Paccola como Noel Rosa (1910-1937). Como não foi possível que os dois compositores se conhecessem pessoalmente, Noel aparece na figura de um anjo que, já sabedor de toda a história de Martinho, vai conduzindo o espetáculo, pontuando com bom humor.

Cena do musical, gravada por Joaquim Araújo

E, como o samba é a principal trilha sonora, o espetáculo termina com a formação de uma roda, com o elenco (que conta com dois netos de Martinho: a atriz, cantora e dançarina Dandara Ventapane e o músico Guido Ventapane) recebendo convidados para uma potente rodada de de apresentações, comprovando que quem não gosta de samba, bom sujeito não é.

Serviço

Martinho, Coração de Rei – O Musical

Teatro Sérgio Cardoso. Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista. Tel.: (11) 3288-0136

Sexta-feira e segunda-feira, 20h. Sábado, 15h e 20h. Domingo, 16h. R$ 15 / R$ 200

Até 24 de novembro (estreou em 20 de setembro)

[acf_release]
[acf_link_para_comprar]

Ficha Técnica

[acf_ficha_tecnica]

Serviço

[acf_servico]