“Martinho, Coração de Rei – O Musical”, em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso, passeia pela vida e obra de um dos maiores artistas da música do Brasil
Por Ubiratan Brasil
O produtor Jô Santana vem desenvolvendo um importante trabalho ao trazer para o palco a trajetória de importantes nomes do samba como Cartola, Dona Ivone Lara e Alcione. Agora, outro importante nome vem se juntar ao trio: Martinho da Vila. Ele inspira Martinho, Coração de Rei – O Musical, em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
Trata-se de um espetáculo para fãs de música, especialmente de samba. Também para os estudiosos da influência da cultura africana na brasileira. Isso porque a dramaturgia é assinada por Helena Theodoro, historiadora que uniu sua pesquisa sobre o continente africano à sua biografia Martinho da Vila: Reflexos no Espelho, a fim de celebrar a força da ancestralidade e a riqueza da cultura negra.
Com direção de Miguel Falabella e figurinos de Claudio Tovar, o espetáculo é um misto de homenagem à ancestralidade com a trajetória de Martinho, nascido Martinho José Ferreira em Duas Barras, interior do Rio de Janeiro, em 1938. Trabalhou como auxiliar de químico industrial, serviu o Exército como sargento até descobrir seu talento musical. Ganhou a alcunha depois de ser um dos principais apoiadores da escola de samba Unidos de Vila Isabel.
Ciente de que o samba tradicional é um retrato da sociedade e de seus criadores, o espetáculo mostra tanto a evolução de Martinho como cantor e compositor ao mesmo tempo que o espectador tem um retrato do samba carioca, com canções influenciadas pelos terreiros e rodas onde elas nascem. Como fez no musical inspirado em Alcione, Marrom, o Musical, que também dirigiu, Falabella não escolheu apenas um ator para interpretar Martinho, mas quatro, todos com idades distintas para destacar as várias fases do cantor.
E o experiente Alan Rocha impressiona não apenas pela proximidade vocal, mas também pelos trejeitos de Martinho. Se fechar os olhos, o espectador tem a certeza de que está diante do autor de sucessos como Casa de Bamba, Canta Canta, Minha Gente, Quem é do Mar Não Enjoa e Pra Que Dinheiro.
Outro destaque é a participação de Dante Paccola como Noel Rosa (1910-1937). Como não foi possível que os dois compositores se conhecessem pessoalmente, Noel aparece na figura de um anjo que, já sabedor de toda a história de Martinho, vai conduzindo o espetáculo, pontuando com bom humor.
E, como o samba é a principal trilha sonora, o espetáculo termina com a formação de uma roda, com o elenco (que conta com dois netos de Martinho: a atriz, cantora e dançarina Dandara Ventapane e o músico Guido Ventapane) recebendo convidados para uma potente rodada de de apresentações, comprovando que quem não gosta de samba, bom sujeito não é.
Serviço
Martinho, Coração de Rei – O Musical
Teatro Sérgio Cardoso. Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista. Tel.: (11) 3288-0136
Sexta-feira e segunda-feira, 20h. Sábado, 15h e 20h. Domingo, 16h. R$ 15 / R$ 200
Até 24 de novembro (estreou em 20 de setembro)