Atriz e produtora recebeu troféu especial pelos 40 anos de carreira; espetáculos “Elis, A Musical” e “Alguma Coisa Podre!” ganharam os principais prêmios
Por Ubiratan Brasil
Os espetáculos Elis, A Musical e Alguma Coisa Podre! ganharam os principais prêmios na cerimônia de entrega da sexta edição do Prêmio Destaque Imprensa Digital (DID), que aconteceu na noite de quarta-feira, 6, no Teatro Villa Lobos. A biografia da grande cantora faturou o prêmio de Destaque Musical Brasileiro, enquanto a divertida paródia envolvendo Shakespeare foi eleita o Destaque Musical Estrangeiro.
O destaque especial da noite foi Cláudia Raia, homenageada pelos 40 anos de carreira. Ela, que recebeu o troféu acompanhada do marido, o também ator Jarbas Homem de Mello, vai estrear, em janeiro, o musical Tarsila, A Brasileira, projeto há muito acalentado sobre a pintora modernista Tarsila do Amaral.
Ela comentou sobre as dificuldades enfrentadas na carreira, iniciada quando ainda era adolescente, como atriz do musical A Chorus Line. “Com ou sem Lei Rouanet, é sempre difícil, é sempre uma luta. Mas me dá muito orgulho olhar hoje o mercado do teatro musical. Que bom ver o nosso teatro musical brilhando e sendo hoje o gênero mais importante do teatro”, afirmou.

Outro belo momento do evento foi a homenagem ao jornalista Pedro de Landa, um dos cofundadores do DID, falecido em junho passado.
Novidade neste ano, o público também votou no musical de sua preferência e o vencedor foi Luther King, o Musical, ainda em cartaz no Teatro Nissi.
Vencedora do prêmio de destaque de direção musical (por Once, o Musical), Fernanda Maia reafirmou a qualidade de seu talento e, em seu agradecimento nas redes sociais, resumiu a importância de trabalhos como esse: “Esse musical fala do amor pela música, pelo ser artista e pelo se sentir vivo”.
O Prêmio DID avaliou produções que fizeram temporada na capital paulista entre 1° de novembro de 2022 e 31 de outubro de 2023. O júri que elegeu os preferidos foi composto por 11 representantes da imprensa digital que atuam na cobertura dos espetáculos.

Veja a lista dos destaques
Coreografia – ALONSO BARROS – Kiss Me, Kate! O Beijo da Megera
Cenografia – NATÁLIA LANA – Bob Esponja – O Musical
Iluminação – PAULO CÉSAR MEDEIROS – Bonnie & Clyde – O Musical da Broadway
Visagismo – FELICIANO SAN ROMAN – Bob Esponja – O Musical
Figurino – KAREN BRUSTTOLIN – Kiss Me, Kate! O Beijo da Megera
Letra original – VITOR ROCHA – Mundaréu de Mim
Dramaturgia original – GUILHERME GILA – A Igreja do Diabo – Um Musical Imoral e Hilário
Ator coadjuvante – GEORGE SAUMA – Alguma Coisa Podre!
Atriz coadjuvante – BEL LIMA – Alguma Coisa Podre!
Ator – BETO SARGENTELLI – Bonnie & Clyde – O Musical da Broadway
Atriz – GIULIA NADRUZ – Funny Girl – A Garota Genial
Revelação – LUCAS LIMAS – Once, o Musical
Elenco – ALGUMA COISA PODRE!
Direção musical – FERNANDA MAIA – Once, o Musical
Direção – GUSTAVO BARCHILON – Alguma Coisa Podre!
Musical brasileiro – ELIS, A MUSICAL
Musical estrangeiro – ALGUMA COISA PODRE!
Voto Popular – LUTHER KING, O MUSICAL
